quinta-feira, 7 de março de 2013

Hans Christian Andersen (1805 – 1875)

O autor do conto que impulsiona esse espetáculo também escreveu diversas obras que ainda hoje permeiam o imaginário literário de adultos, jovens e crianças, entre elas: O patinho feio, O soldadinho de chumbo, A pequena sereia, A pequena vendedora de fosforo e Os sapatinhos vermelhos. Andersen nasceu em uma família dinamarquesa muito pobre, filho de um sapateiro e de uma lavadeira, toda família morava em um único quarto. Foi o pai quem incentivou a imaginação e a criatividade de Andersen, deixando-o aprender a ler, contando-lhe histórias e fabricando-lhe um teatrinho de marionetes. 

A sua importância para literatura infanto-juvenil fez com que a data de seu nascimento, 02 de Abril, se tornasse o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.

Andersen e Cia. Teatral Confraria Tambor

A relação entre Andersen e o Grupo se consolida quando a Cia. Teatral Confraria Tambor investe na busca de explicitar a fragilidade da autoimagem, quando  sentimos a necessidade de criar e acreditar em imagens “não reais” para sermos empossados de inteligência e de poder. Ou seja, muitas pessoas acreditam ver, o que na realidade não veem, por medo de parecerem diferentes ou serem julgados pelo outro. O grupo observa que tal questão é fator de relevância na vivência e formação de crianças e jovens. Além disso, o grupo traz a proposta de suscitar, cenicamente, o enfretamento que Andersen propõe entre senso comum e senso crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário